Circuitos Digitais com Portas lógicas básicas
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Departamento de Computação
Laboratório de Lógica Digital – Turma A
Experimento 1: Circuitos Digitais com Portas Lógicas Básicas
Professor: Vânia Paula de Almeida Neris
Autores:
Nome: Bruno Augusto Franco Vicente
Curso: Engenharia Física
Nome: Ana Carolina Figueiredo Prado
Curso: Engenharia Física
São Carlos, 13 de Abril de 2014
1. Introdução
O objetivo deste experimento é a implementação de circuitos que modelam um alerta para uso de cinto de segurança em automóveis. Tais circuitos podem ser construídos com o uso de apenas portas lógicas básicas. Para tal, foi utilizada a técnica de descrição de projeto com diagramas esquemáticos no ambiente Quartus II da Altera e simulação em software e no Kit DE1.
A placa DE1 é útil para o ensino de lógica digital. Apresenta um Altera Cyclone
II 2C20 FPGA (arranjo de portas programáveis), o kit DE1 é projetado para universidade e laboratórios didáticos [1].
De acordo com o relatório sobre a situação global da segurança no trânsito, elaborado pela Organização Mundial da Saúde, o uso do aparato de segurança pode reduzir o risco de acidentes fatais em até 50% no caso dos motoristas [2]. A maioria dos carros produzidos atualmente possui um sistema para lembrar os usuários de automóveis de colocar o cinto de segurança. Uma pesquisa realizada em alguns países europeus apontou que a presença do lembrete de cinto de segurança aumenta em cerca de 80% o uso do dispositivo, quando associado à emissão de um sinal alto e claro [3].
No modelo Civic, produzido pela Honda Automóveis do Brasil Ltda, o lembrete de cinto de segurança (tradução de “seat belt reminder”, ou simplesmente “SBR”) detecta a presença do motorista através de sensores posicionados nos acentos. Então, se a chave de ignição estiver na posição ligada, e o motorista não estiver utilizando o cinto de segurança um alerta sonoro e visual é disparado [4].