Analise e desenvolvimento de sistemas
INTRODUÇÃO
O objetivo principal deste trabalho é abordar a definição de portas lógicas e suas aplicações. Mas de forma geral, para que se possa entender melhor esse conceito, serão apresentados também, uma breve definição e explicação de álgebra booleana, expressões booleanas, e funções verdade, as quais são muito importante ate mesmo na área da engenharia da computação e da engenharia elétrica.
Portas Lógicas e suas Aplicações
Resumo: Os circuitos digitais de computadores e outros sistemas digitais são projetados e têm seu comportamento analisado, em termos de uma disciplina matemática conhecida como álgebra booleana. Esse nome é uma homenagem ao matemático inglês George Boole, pois foi ele quem propôs os princípios básicos dessa álgebra em 1854. E em 1938, Claude Shannon, um assistente de pesquisa do Departamento de Engenharia Elétrica do MIT, sugeriu que a álgebra booleana poderia ser usada para solucionar problemas para relativos ao projeto de circuitos de comutação de relés. Essas técnicas sugeridas por Shannon foram subsequentemente usadas na análise e projetos de circuitos eletrônicos digitais.
ALGEBRA BOOLEANA. A álgebra booleana tornou-se uma ferramenta conveniente em duas áreas: Análise: ela constitui uma forma econômica de descrever a função de um circuito digital.
Projeto: dada uma função a ser implementada, a álgebra booleana pode ser usada para desenvolver uma implantação simplificada para esse função.
Assim como a álgebra, a álgebra booleana faz uso de variáveis e operações; nesse caso, variáveis e operações lógicas. Portanto, uma variável pode ter valor 1 (Verdadeiro) ou 0 (Falso). As operações lógicas básicas são AND (E), OR (OU) e NOT (NÃO), que são simbolicamente representadas, por ●, + e uma barra horizontal sobre o operando: A AND B = A ● B A OR B = A + B NOT A = Ā A operação AND tem como resultado o valor verdadeiro (valor binário 1) se e somente se ambos os operadores têm valor verdadeiro. A operação