portas logicas
Componente Curricular: Sistemas Digitais Experimental I
Ano / Semestre: 2014/2
Acadêmicos: Caryane , Cristian , Edson .
Relatório Nº 01 – Portas lógicas
Objetivo:
Obter experimentalmente a tabela-verdade de algumas portas logicas, sob uma tensão continua de 5 V. Determinar a expressão Booleana de circuitos lógicos. Comparar a tabela verdade obtida experimentalmente com a teórica.
Introdução teórica:
Portas logicas são blocos fundamentais através dos quais todos os circuitos lógicos e sistemas digitais são construídos. A combinação de diferentes portas logicas formam expressões que podem ser analisadas pela álgebra Booleana. Na álgebra de Boole há somente dois valores permitidos o 0(zero) e 1(um), no geral 0(zero) representa não, falso, ausência de tensão, etc. e o 1(um) representa sim, verdadeiro, presença de tensão, etc. Ao representarmos uma determinada situação com 0 a situação contraria será representada com 1, somente os valores 0 e 1 são permitidos como entrada e saída, uma variável Booleana só assume um dos dois valores permitidos (0 ou 1). Tabela-verdade é uma tabela onde colocamos todos os resultados das diferentes combinações binarias possíveis.
Trataremos das seguintes portas logicas:
E (AND) X=A.B
OU (OR) X=A+B
NÃO (NOT) X=
NÃO E (NAND) X=
NÃO OU (NOR) X=
A função E (AND):
Executa a multiplicação booleana de duas ou mais variáveis binárias. Sua expressão Booleana é representada por X=A.B, se lê A e B.
Tabela-verdade da função E (AND):
Entradas
Saída
A
B
A.B
0
0
0
0
1
0
1
0
0
1
1
1
A porta logica E (AND) é um circuito que executa a tabela verdade da função E.
O símbolo de uma porta E simples, com duas entradas e uma saída:
É possível estender o numero de variáveis de entrada da porta E. Assim teremos uma porta E com n entradas e apenas uma saída, a saída será 1 se e somente todas as entradas forem iguais a 1, se uma das entradas for igual a 0 a saída