portarias
A empresa AFTOCURE possui duas portarias, em uma delas o acesso é livre, e na outra o acesso é restrito somente para funcionários autorizados. Todo o perímetro ao redor da fábrica é cercado. Tudo que entra na empresa passa por uma sala da administração, para serem registrados e monitorados dentro das instalações, só após esse procedimento que os próprios materiais para o cultivo de células entra no almoxarifado. Há duas alas dentro da empresa, uma se designa área limpa (não há risco de contaminação pelo vírus aftosa), e a outra é a área de biossegurança (trabalha diretamente com o vírus da aftosa). A ala de biossegurança é a maior do Brasil.
UNIFORMES
A empresa disponibiliza um uniforme completo para todos os funcionários e visitantes, o traje é um macacão e botas lavados, esterilizados e embalados a vácuo para não haver nenhuma contaminação. Na área limpa esse uniforme é azul e só pode ser vestido em uma sala especial dentro do vestiário tanto feminino como masculino, por cima somente das roupas intimas. Na área de biossegurança o uniforme é branco, e é obrigatório a entrada em uma ducha que liberara 60 litros de água por minuto (quantidade designada pelo ministério da saúde), para que assim o funcionário possa vestir roupas intimas descartáveis que a própria empresa disponibiliza e logo após o uniforme.
ÁREA LIMPA
O processo de fabricação da vacina contra a febre aftosa é realizado na sequência de contorno da letra U. Onde cada sala possui um cheiro e uma temperatura diferente por causa da pressão que é controlada por computadores. Cada sala possui portas de contensão (borrachas nas laterais que inflam) para não deixar o vírus sair, passagens de ar com filtro e todas as salas possuem paredes com os cantos arredondados para não acumular poeira.
As células são cultivadas em salas onde a entrada é restrita a funcionários específicos, essas células são retiradas de Hamster e são alimentadas com soro bovino, (sangue do boi, mais que fora retirada