Resenha do filme O caçador de pipas
A história se passa na década de 70, tendo como cenário o Afeganistão onde uma das maiores características é a divisão das classes sociais, e na classe dominante temos Amir um garoto mimado, que desde o início do filme demonstra sentimentos questionáveis como raiva, egoísmo e a busca incessante pela atenção e pelo amor do pai.
Amir e Hassan foram amamentados pela mesma mulher e viveram a mesma infância de brincadeiras. Porém, Amir era filho de um homem rico, enquanto Hassan era filho do empregado da casa de Amir. Hassan fazia tudo pelo amigo, o defendia de tudo e de todos, mas Amir era covarde e se aproveitava do amigo.
No inverno de 1975, Amir venceu o festival de pipas local, e para que ele conseguisse levar o troféu para casa, ele teria de pegar a última pipa cortada. Então Hassan correu atrás da pipa e a encontrou em um beco. Nesse meio tempo aparece Assef, um garoto de família rica, e ele odiava Hassan e Amin, e ele violentou o garoto pobre por não ter dado a pipa a ele. Enquanto o garoto apanhava, Amin assistia escondido sem fazer nada.
Amin então disse a seu pai que Hassan havia roubado alguns presentes que ele havia ganhado. O pai então, perguntou se Hassan tinha mesmo feito aquilo, e ele respondeu que sim, porém, ele o perdoou. Contudo Ali foi embora com seu filho para protegê-lo de Amir.
Então Amir e seu pai foram para a América onde lá ele encontrou o amor do pai e de uma linda mulher chamada Soraya. Eles não tiveram filhos, e o pai de Amir morreu de câncer depois de um tempo. Porém Amir se casa e se torna um escritor. Rahin Khan, amigo do pai de Amir, o incentivava a ser escritor quando pequeno e o defendia. Rahin ainda revela que os Talibãs mataram Hassan e sua esposa, quando ele tentava defender a casa de Amir, onde havia voltado a morar. Porém, o filho de Hassan, Sorab, estava vivo e foi levado a um orfanato. Amin volta ao Afeganistão e encontra seu país destruído pelo Talibã. Ele busca pelo filho de Hassan, e o encontra na