Portador Deficiência Visual
1.1 – Laramara - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual
Centro de referência no trabalho em parceria com a família, escola e comunidade para a promoção do processo de desenvolvimento, aprendizagem e inclusão da pessoa com deficiência visual: cegos, baixa-visão ou múltipla deficiência (tendo como principal a deficiência visual).
Foi criada em 7 de setembro de 1991, visando apoiar a inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade. É um espaço de referência e excelência no diagnóstico e habilitação de crianças e jovens vindos de todo o Brasil para avaliação oftalmológica, avaliação funcional da visão e do desenvolvimento integral.
Nesses doze anos de trabalho recebeu 7.000 famílias e possui 700 crianças e jovens integrados em algum tipo de programa ou serviço. O programa de Preparação para o Trabalho capacitou cerca de 500 jovens em seus cursos.
A busca por recursos pedagógicos e brinquedos adequados, o desenvolvimento e adaptação de materiais, métodos e técnicas inovadoras têm sido alvos de constante pesquisa, levando à criação de um espaço aberto ao público para demonstração e venda. 1.2 CAAD – Centro de Apoio Acadêmico aos Deficientes
A missão do CAAD é buscar alternativas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. O CAAD foi fundado em 1999, e acredita que ser acadêmico significa participar ativamente da vida universitária, independente de raça, religião, cor, sexo e integridade física. A Unicid – Universidade Cidade de São Paulo, preocupada com seu papel social e em assegurar ao seu aluno a igualdade de oportunidade, criou o Centro de Apoio Acadêmico aos Deficientes (CAAD) para facilitar a inclusão e a participação dos alunos portadores de deficiências em todas as suas atividades e programas. Devido ao sucesso e resultados positivos, a comunidade conhece o Centro e solicita desfrutar desse espaço. Outro objetivo do CAAD é desenvolver pesquisas buscando alternativas que possam melhorar