Atendimento educacional especializado para portadores de deficiência visual e auditiva nas escolas públicas de ensino
Nos últimos anos podemos nos deparar de forma mais cotidiana, com Leis que regularizam o ensino de pessoas portadoras de deficiências, a tão comentada Educação Inclusiva. Esta terá como intuito, desenvolver as habilidades apresentadas por alunos portadores de necessidades especiais e inseri-los em sociedade de forma que possam adquirir auto independência no meio social. A partir destas imposições legislativas, tivemos curiosidade de saber se em nosso município Sobral-Ce, estas leis se aplicam e de que forma são trabalhadas nas instituições de Ensino Público Municipal, para os jovens com deficiência visual e auditiva, já que ainda enfrentamos uma grande dificuldade de recursos no Ensino Regular.
Nossa unidade de pesquisa foi a Escola de Ensino Fundamental Raul Monte que desde 2003 já atende pelo Programa Atendimento Educacional Especializado – AEE, sendo esta instituição pública e de Ensino Regular da cidade de Sobral-Ce. Todas as informações prestadas neste texto foram cedidas pela Educadora Regina Andrade de Aguiar- Formada em pedagogia, Teologia e Especializada em Psicopedagogia Institucional, que já atua neste projeto e nesta escola,desde 2008.
Segundo a professora Regina é necessário trabalhar reforçado nas habilidades identificadas nestes jovens, pois a Educação Especial impõe aos educadores dois desafios, que é trabalhar a deficiência geral que no caso é a cegueira e surdez, como a deficiência individual do jovem que como qualquer outra pessoa temos ritmos diferentes de adquirirmos o conhecimento. Para o desenvolvimento das atividades propostas pelas pedagogas, ainda estão muito a mercê da infra-estrutura necessária para atender a demanda de alunos, pois hoje a escola Raul Monte dispõe de uma sala multimídia que tem uma TV e 02 computadores e que ainda estão esperando as instalações de aplicativos apropriados para o atendimento