Portabilidade
Introdução
O presente trabalho vem apresentar o assunto Portabilidade numérica que e a possibilidade de mantermos o mesmo número independente da prestadora que estiver vinculado, seja STFC (serviço de telefonia fixa comutada) para números residenciais e comerciais com inicios de 2 a 5, quanto uma SMP (serviço móvel pessoal) para telefones celulares com primeiro digito entre 6 a 9. Este serviço aqueceu a concorrência entre prestadoras de serviço beneficiando o usuário, estas passaram a fornecer diferenciais em seus serviços de telefonia, como também melhorar em qualidade e retornando em investimento em suas estruturas. Desta forma não há como definir qual operadora e responsável por determinado numero, pois anteriormente cada prestadora ou operadora possuía uma quantidade de números com inicios pré-fixados. A Portabilidade também trouxe inúmeros investimentos em estrutura física e logica perante as operadoras, pois a rede deveria sofrer mudanças para se adaptar a implantação da portabilidade que iniciou em setembro de 2008, também desta forma as operadoras optaram por uma empresa centralizadora de Portabilidade que mantem ate o momento controle sobre este serviço.
Termos prioritários
Para entendermos a Portabilidade e preciso entender alguns aspectos como:
Área local: E determinada pelo DDD (Discagem direta a distancia) atribuído por um código, como por exemplo: 5X, isto é, DDD´s iniciados com cinco pertencem ao Rio Grande do Sul – RS. O digito posterior e atribuído às regiões conforme o mapa abaixo.
STFC, sigla para Serviço de Telefonia Fixa Comutada, comumente fornecido pela operadora para telefones fixos, isto é caracterizado pela numeração entre 2 e 5 (5 e compartilhado entre o STFC e o SMP, mas não e utilizado no SMP).
SMP, sigla para Serviço Móvel Pessoal que abrange todos os números moveis, isto é, celulares com planos de numeração inicias de 6 a 9.
Tipos de ligações
Os tipos de ligações possíveis com o STFC