desenvolvimentoo I
Componente Curricular: Psicologia do Desenvolvimento I
Questões norteadoras para discussão
1. Explique os sete motivos /impulsos relacionados ao desejo de ter um filho .
É importante saber que a pré-história da criança se inicia na história individual de cada um dos pais; o desejo de ter um filho reatualiza as fantasias de sua própria infância e do tipo de cuidado parental que puderam ter. Como indica Stern (1997), as representações parentais sobre o bebê se iniciam muito antes de seu nascimento e, se pensarmos nas brincadeiras de boneca ou nas fantasias das adolescentes, as representações maternas podem anteceder longamente a concepção. Assim, não podemos restringir a parentalidade à gestação e ao nascimento de um filho, já que as identificações feitas na infância influenciam e determinam a forma como cada um de nós poderá exercitar a parentalidade. De acordo com esta subjetividade de cada individuo tem alguns desejos em comum para se ter um filho e estão aqui a baixo :
I. Identificação : muito voltado ao cuidado com o outro ; muitas vezes , as mulheres começam a aprender por imitação como comportam as figuras maternas .
II. O desejo de ser completa e onipotente : esta relacionado ao desejo que a pessoa tem de conservar uma imagem idealizada de se mesma , o desejo de duplicar a si mesma ou espelha-se e o desejo de realizar os próprios ideais , este desejo esta voltado ao “narcisismo”, ou seja , é um trabalho que que desenvolve e conserva uma autoimagem. O desejo de completude é satisfeito tanto pela gravidez quanto pela própria existência da criança.
III. O desejo de fundir-se e ser um com outro individuo :esta relacionado ao desejo de retornar à unidade com a própria mãe , uma fantasia fundamental para a conservação do amor próprio , a qual se funde com a criança numa espécie de simbiose .
IV. O desejo de espelhar-se na criança :o espelhar-se constitui uma dimensão do narcisismo. O desejo da mulher em