Port
NATHÁLIA HADDAD HUDSON
NICASSIA LUCAS
TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA
AIMORÉS – MG 2014
ESCOLA ESTADUAL FREI AFONSO MARIA JORDÁ
NATHÁLIA HADDAD HUDSON
NICASSIA LUCAS
A VANGUARDA EUROPEIA
A SEMANA DE ARTE MORDENA
Trabalho realizado para exigência do currículo de Língua Portuguesa da turma da 3º serie M19 do Ensino Médio, sob a orientação da prof.ª Elisangela Souza Martins Rizamonte.
AIMORÉS – MG
2014
1. Explique o significado de “vanguarda” e qual o objetivo do grupo das vanguardas.
Para sabermos o que é vanguarda, precisamos saber que retaguardas são os diversos movimentos que atuam no momento. Dizemos que Castro Alves estava na retaguarda porque escrevia no Romantismo que estava em voga na época. Vanguarda são os movimentos que estão à frente do período literário vigente. Assim o Futurismo é um movimento de vanguarda porque está sempre à frente. A palavra vanguarda deriva da correspondente francesa avant-garde que significa grupos ou correntes que apresentam propostas ou práticas novas. A palavra vanguarda está associada ao campo das artes, a uma ou mais tendências que, num determinado período histórico, rompem o estilo vigente da época. As pessoas rompem com o período atual, como se elas estivessem a frente do seu tempo, captando ideias do futuro. Geralmente são incompreendidas e sua arte provoca escândalo e choca os padrões do momento. Seus objetivos são: Conhecer e compreender as relações entre a História e os diferentes movimentos artísticos ligados à arte moderna; Reconhecer e valorizar a relação entre a arte e a realidade; Produzir um minidocumentário sobre os temas estudados.
2. Por que a expressão “Vanguarda Europeia”?
As vanguardas europeias foram manifestações artístico-literárias surgidas na Europa, nas duas primeiras décadas do Século XX, e vieram provocar uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do