PORT 1
Curso: Bacharelado em Administração com Foco em Gestão Pública
Disciplina: Auditoria e Controladoria
Aluno (a): Raíssa Diniz da Rocha Ishigami
Tutor (a): Emanuela Mota Silva
Aula 01:
CONTROLE ESTATAL
Portfólio I
13/03/2015
Fortaleza- CE
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO I
1. Pesquise e dê exemplos práticos ocorridos em seu município de aplicação dos princípios constitucionais, conforme segue:
Rotineiramente os atos administrativos são eivados pela prática dos Princípios da Administração Pública, pois sem eles não há ato administrativo virtuoso e lícito. Apenas atos com vícios, anuláveis e ilícitos. E na cidade de Fortaleza- Ceará, não seria diferente, apesar de viver-se no Brasil um momento de fragilidade, com o desrespeito e o descumprimento dos princípios da Administração Pública. Alguns exemplos práticos dos princípios seguem abaixo:
a) Legalidade:
A cobrança do IPTU- Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - por exemplo, é uma prática corriqueira de legalidade, pois, está na lei orgânica do município o estabelecimento da arrecadação de tal impostos pela prefeitura municipal.
b) Impessoalidade:
A impessoalidade é, em prática, quando a prefeitura publica um edital de seleção simplificada para contratação ou edital para contratação através de concurso público municipal. Este ato torna o recrutamento impessoal, pois todos os candidatos têm direitos iguais sobre o processo. Não há personalização de tratamento para aqueles.
c) Moralidade:
A moralidade é quando os atos da Administração devem impor boa conduta de seus atos e de seus membros. Deve ser perseguida por ambos o respeito aos valores da Administração. Assim, na prática, a moralidade é aplicada de forma nítida pela prefeitura de Fortaleza quando, por exemplo, os próprios servidores públicos fazem denúncias de desvio de poder – uso indevido de atividade administrativa –, que causa a nulidade de um ato administrativo da prefeitura.
d)