Porque equidade na saúde
PORQUE EQUIDADE NA SAÚDE?
CAMPINA GRANDE
2014.1
FICHAMENTO
(...) grande parte das pessoas que estão mais doentes no mundo de hoje não têm tratamento para seus males, nem acesso a meios eficazes de prevenção. (pág. 73)
(...) a equidade na saúde não pode ser outra coisa senão um aspecto central da justiça dos mecanismos sociais em geral. (pág. 74)
Equidade na saúde não pode se preocupar somente com a saúde,... ela tem de estar em sintonia com a questão mais ampla de justiça social, incluindo a distribuição econômica, dando a devida atenção ao papel da saúde na vida e na liberdade humana. (pág. 74)
(...) a saúde está entre as mais importantes condições da vida humana e é um constituinte criticamente significativo das capacidades humanas que temos razões para valorizar. (pág. 76)
O argumento pela equidade na saúde não pode ser apenas uma exigência sobre como o atendimento de saúde, especificamente, deve ser destruído ( ao contrário do que se presume algumas vezes). (pág. 77)
Os fatores que podem contribuir para a conquista e a perda da saúde vão muito além do atendimento de saúde, e incluem muitas influências de diversos tipos, variando desde predisposições genéticas, renda individual, hábitos alimentares e estilos de vida, por um lado, até o ambiente epidemiológico e condições de trabalho, por outro. (pág. 77)
(...) Equidade na saúde não pode ser entendida em termos de distribuição de atendimento de saúde. (pág. 78)
A rejeição fundamental da desigualdade como assunto importante, entre outras coisas, reduziria a relevância da equidade de saúde. (pág. 82)
A equidade pode ser importante em alguns campos, mas, quando se trata de saúde débil, qualquer redução da doença de qualquer pessoa deve ser vista como importante e deveria ter a mesma prioridade, independentemente de qual seja o nível geral ou opulência dessa pessoa. (pág. 83)
(...) seria