Desenvolvimento das Práticas de Saúde ao Longo da História
PERÍODO PRÉ-CRISTÃO
No período Pré-Cristão as doenças eram tidas como um castigo de Deus ou resultavam do poder do demônio. Por isso os sacerdotes ou feiticeiras acumulavam funções de médicos e enfermeiros. O tratamento consistia em aplacar as divindades, afastando os maus espíritos por meio de sacrifícios.
EGITO
Os egípcios deixaram alguns documentos sobre a medicina conhecida em sua época. As receitas médicas deviam ser tomadas acompanhadas da recitação de fórmulas religiosas. Praticava-se o hipnotismo, a interpretação de sonhos; acreditava-se na influência de algumas pessoas sobre a saúde de outras. Havia ambulatórios gratuitos, onde era recomendada a hospitalidade e o auxílio aos desamparados.
ÍNDIA Há indícios de que os hindus desde o século VI a.C conheciam: ligamentos,músculos, nervos, plexos, vasos linfáticos, antídotos para alguns tipos de envenenamento e o processo digestivo. Realizavam alguns tipos de procedimentos, tais como: suturas, amputações, trepanações e corrigiam fraturas.
PALESTINA
Moisés, o grande legislador do povo hebreu, prescreveu preceitos de higiene e exame do doente: diagnóstico, desinfecção, afastamento de objetos contaminados e leis sobre o sepultamento de cadáveres para que não contaminassem a terra.
ASSÍRIA E BABILÔNIA
A medicina era baseada na magia - acreditava-se que sete demônios eram os causadores das doenças. Os sacerdotes médicos vendiam talismãs com orações usadas contra os ataques dos demônios. Entre os assírios e babilônios existiam penalidades para médicos incompetentes, tais como: amputação das mãos e indenização.
CHINA
Os doentes chineses eram cuidados por sacerdotes. As doenças eram classificadas da seguinte maneira: benignas, médias e graves. Os sacerdotes eram divididos em três categorias que correspondiam ao grau da doença da qual se ocupava e os templos eram rodeados de plantas medicinais.
Os chineses conheciam algumas doenças: