Por uma arquitetura
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Além de museu, é um centro cultural que proporciona diversas atividades ao público, como escola de arte, ateliês, espetáculos de dança, música e teatro, palestras e debates, cursos para professores, entre outras tantas atividades realizadas durante todo o ano.
Fundado em 1947, o MASP foi idealizado por Assis Chateaubriand, empresário e jornalista, e Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte italiano. O Masp inicialmente instalou-se em quatro andares do edifício dos Diários Associados, Centro de São Paulo adaptados por Lina Bo Bardi. Como São Paulo era na época a grande capital financeira, principalmente devido a circulação do dinheiro das indústrias e do café, decidiu-se que o MASP seria construído nesta cidade. Localiza-se, desde 1968, em um terreno da Avenida Paulista que havia sido doado à municipalidade com a condição de que a vista para o centro da cidade bem a da serra da Cantareira fosse preservada, através do vale da avenida 9 de Julho. em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi . Para preservar a vista exigida para o centro da cidade, a arquiteto Lina Bo idealizou um edifício sustentado por quatro pilares permitindo, assim, aos que passam pela avenida possa descortinar o centro da cidade. Em construção civil é único no mundo pela sua peculiariedade.
Com 11.000 metros quadrados divididos em 5 pavimentos e o corpo principal pousado sobre quatro pilares laterais com um vão livre de 74 metros . Essa estrutura avançada exigiu uma solução cujo desafio foi aceito pelo professor Dr. José Carlos de Figueiredo Ferraz que aplicou seu sistema de protensão. Os cálculos forma feitos pelo prof. Dr. José Lourenço de A. B. Castanho. Foram 12 anos entre projeto e execução.
A nova sede do MASP foi inaugurada em 07 de novembro de 1968 com a presença de S.M. a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra. Projeto moderno