Bacharel
Conquistar novos mercados, atrair e manter clientes satisfeitos são os grandes desafios das organizações que, para venderem seus produtos/serviços têm investido em marketing que pode ser definido como um conjunto de ações que tem como objetivo atender e satisfazer as necessidades e desejos do cliente externo e gerar lucros para a empresa. Entretanto, o endomarketing surgiu como uma ferramenta indispensável para a satisfação do cliente interno que uma vez treinado, capacitado e motivado corresponderá com os anseios da empresa. Essa ferramenta proporciona melhorais dentro do ambiente interno tais como: relação cordial entre empresa x cliente interno; comunicação eficaz, ambiente de trabalho agradável onde todos se sintam parte integrante da organização. Dessa forma, os clientes internos se sentirão motivados e comprometidos com os objetivos organizacionais.
Palavras-chaves: Endomarketing, cliente interno, valorização e satisfação.
1. INTRODUÇÃO
Diante de um cenário de constantes mudanças e concorrência acirrada, conquistar, manter e satisfazer o cliente, tem sido o maior desafio para as organizações que pretendem expandir-se aumentando sua participação no mercado.
Por outro lado, os gestores devem compreender que, o sucesso da organização também depende das pessoas que nela trabalham, por isso, devem estar satisfeitas e motivadas para que haja um elevado grau de comprometimento com os objetivos organizacionais.
Nesse contexto, as ações de endomarketing têm como objetivo principal proporcionar competitividade à organização, através da valorização dos seus clientes internos, criando um ambiente saudável, comunicação eficaz e desenvolvendo políticas de recursos humanos que possa atender e satisfazer as necessidades daqueles que fazem o dia-a-dia da organização.
Diante dessa realidade, este estudo tem como objetivo verificar as ações de endomarketing utilizadas pelas empresas, identificar os principais fatores motivacionais e analisar a relação