por que é importante da limites
É muito comum nos dias de hoje ouvirmos falar em limites. Por que pais será que este tema esta sendo tão comentado? Por que pais e educadores estão tão preocupados em dar limites às crianças?
São muitas mudanças ocorridas no âmbito educacional e das relações humanas.
Antigamente, pais e educadores tratavam as crianças como seres que não pensavam ou não deveriam pensar. Elas não tinham o direito de discordar dos mais velhos, fossem eles professores, pais ou avós: a única opção era silenciar para não serem castigadas, e, com isso seus sentimentos iam sendo reprimidos.
O tempo foi transcorrendo e, a cada nova geração, o processo educativo foi se modificando, por que os pais não queriam que os que os filhos passassem por aquilo que eles haviam passado. Por essa razão, aos poucos, tudo foi sendo liberado para que os jovens e crianças não sofressem frustrações. Hoje em dia a estrutura familiar também não é mais a mesma, onde as mulheres ,principalmente, assumiam a educação dos filhos praticamente com exclusividade.
Atualmente, impera a confusão novamente, já que muitos pais e educadores não sabem a hora certa de dizer sim ou não, ou seja, os grandes responsáveis pela educação encontram muita dificuldade em cumprir seu papel. Os pais não sabem como impor os padrões de comportamentos e limites, e os educadores, na sua maioria, preferem se omitir.
Qual a hora certa de dar um sim ou um não para seu filho, seu aluno?
Zagury, no seu livro Limites sem trauma, diz que no afã de atender aos reclames da moderna pedagogia e da psicologia, os pais perderam um pouco o rumo e , sem querer, exageraram na dose. Quiseram tanto acertar que por vezes erraram.
E agora os pais se perguntam: é possível reverter esse quadro? O que fazer para sermos modernos sem perder a autoridade?
A resposta é simples e está dentro de cada um de nós. É preciso termos certeza do que realmente queremos e que tipo de cidadão desejamos