limite na crianca
Como saber a hora de dizer sim e a hora de dizer não? Aliás, perguntam-se, aflitos, muitos pais há, realmente uma hora para dizer não? Negar alguma coisa para os filhos parece um crime, um verdadeiro pecado atualmente, ou, no mínimo, um ato autoritário, um modelo antiquado de educar. O que ocorre é que, no afã de atender aos reclamos da moderna pedagogia e da psicologia, os pais perderam um pouquinho o rumo, e sem querer exageraram na dose, quiseram tanto acertar que, por vezes, erraram.
Educar ainda é a principal tarefa dos pais e da família. A rotina de cuidar com limites, são as regras que vão dar organização tanto na vida cotidiana, quanto da psique da criança. Isso faz com que ela cresça mais segura para lidar com questões afetivo-emocionais e com os relacionamentos, seja dentro da família ou no mundo externo, explica a psicóloga Ana Maria dos Santos.
POR QUE A DIFICULDADE DE IMPOR LIMITES?
Esse problema pode dizer assim, que vem de 30 a 40 anos atrás, no final dos anos 60 e início dos anos 70, onde nesse período o mundo passou por uma série de transformações comportamentais com o objetivo de diminuir a repressão e aumentar a liberdade individual, onde tais pensamentos influenciaram a literatura, música, artes, chegando também a influenciar o comportamento da família.
Existia uma distância muito grande entre pais e filhos, pois os pais deviam ser vistos com tanto respeito que acabava não sobrando espaço para uma aproximação afetiva entre eles. Onde a rigidez imperava e os castigos eram humilhantes e comuns na hora de “educar”, com castigos e agressões abusivas, sem qualquer tipo de diálogo e carinho. Resultando assim de muitos adultos traumatizados que acabavam transferindo para os seus filhos, tudo que haviam sofrido com seus pais, não por maldade, mas porque acreditavam ser esta a maneira certa. Com isso, o círculo vicioso se instalava.
Nesse período houve a