por que voce deve prestar atençao
Ana Prado | 22/02/2013
0
Comentários
A blogueira cubana Yoani Sánchez foi à Câmara dos Deputados para exibição do documentário Conexão Cuba-Honduras. Foto: Antonio Cruz/AgenciaBrasil
Esta semana foi marcada pela visita da jornalista cubana Yoani Sánchez, famosa pelas críticas que escreve em seu blog Generación Y sobre a situação social e política de seu país. Ela começou no Brasil uma viagem de 80 dias por dez países da América e da Europa – o que só foi possível porque ocorreu uma reforma migratória em Cuba, vigente desde 14 de janeiro. Antes disso, vários pedidos seus de saída foram negados pelo governo cubano.
A visita, no entanto, atraiu muitos protestos. Seus opositores afirmam que ela é financiada pelos Estados Unidos para fazer campanha contra o regime cubano. Sobre isso, ela comentou com a imprensa: “Este argumento eu conheço desde pequena, e é dado a todos que são contra o regime”. Manifestantes chegaram a impedir a projeção do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, no qual Yoani é uma das entrevistadas, em um evento em Feira de Santana (BA). Sobre os ataques, ela disse: “Eu gostaria que houvesse uma democracia assim em meu país”.
Manifestantes protestam contra Sánchez, que foi à Câmara dos Deputados para exibição do documentário Conexão Cuba-Honduras. Foto: Antonio Cruz/AgenciaBrasil
Quem critica Yoani chama a atenção, também, para a dimensão incomum do seu blog: lá, você pode ler os textos em 20 línguas, fora o espanhol – nem o site das Nações Unidas tem tantas traduções. Ele também rendeu muitos prêmios internacionais para a cubana, dados em forma de dinheiro por diferentes jornais e organizações. Além disso, eles mencionam o fato de que o Wikileaks publicou documentos revelando encontros e relações entre a blogueira e o governo americano.
Nesta matéria de Veja.com, “Yoani Sánchez critica silêncio do Brasil com relação aos direitos humanos em Cuba”, ela