A influência dos eventos patrocinados na decisão de compra do consumidor
A palavra evento deriva do latim eventus, que significa acontecimento ou ocorrência de um fato ou fenômeno. Para Melo Neto, “evento é qualquer fato que possa gerar sensação e, por isso, seja motivo de notícia (seja este de cunho interno ou externo)”. Já para Britto e Fontes, muito mais do que um acontecimento de sucesso, o evento é a soma de esforços e ações planejadas com o objetivo de alcançar resultados definitivos com o público-alvo. Apesar da sua importância, apenas há alguns anos os eventos tem sido vistos como uma forma de divulgar pessoas, empresas, marcas, produtos e etc. Com o aumento das tecnologias e da comunicação, os eventos estão apresentando um crescimento significativo, gerando mais audiência e participação do público. Em resultado de todo esse avanço, várias empresas têm recorrido ao patrocínio de eventos como meio de atingir o público consumidor. Os eventos esportivos e musicais são os que mais recebem esses tipos de recursos. Entretanto, isso não impediu que outros segmentos crescessem no mercado utilizando os mesmos recursos, o que prova a eficiência dessa ferramenta de divulgação. Nos dia de hoje, as organizações utilizam os eventos como forma de ampliar o relacionamento com o público, buscando um feedback positivo e, consequentemente, aumentando sua participação no mercado.
1. O PATROCÍNIO
O patrocínio pode ser definido como o apoio, financeiro ou material, que possibilita a realização de alguma atividade de interesse de determinado público, através da qual a marca do patrocinador é divulgada.
Segundo Melo Neto, o patrocínio é uma tendência que está relacionada tanto com o marketing promocional, quanto institucional. Ele não veio substituir os investimentos convencionais em comunicação, mas somar a estes como uma nova modalidade de mídia alternativa. O grande crescimento e importância desta atividade de marketing permitem colocá-la na condição de categoria-sênior dentro do ambiente do marketing promocional.
De