Filosofia- moral e historia
A maioria das doutrinas éticas, sem excluir aquelas que se apresentam como uma reflexão sobre o fato da moral procura explicar esta à luz de princípios absolutos a prioi, e fixam a sua essência e a sua função sem levar em conta as morais históricas concretas. A origem da moral se situa fora da historia, o que equivale a dizer fora do próprio homem real. Este historicismo moral, no campo de reflexão ética, segue três direções fundamentais: a) Deus como origem ou fonte da moral, b) A natureza como origem ou fonte da moral e c) O Homem como origem e fonte da moral.
Estas três concepções coincidem quando procuram a origem e a fonte da moral fora do homem concreto, real, ou seja, do homem como ser histórico e social. Diante destas concepções é preciso acentuar o caráter histórico da moral em conseqüência do próprio caráter historico-social do homem. Embora seja verdade que o comportamento moral se encontra no homem desde que este como tal.
A moral só pode surgir quando o homem supera a sua natureza puramente natural, instintiva, e possui já uma natureza social: (gens e tibo). Como regulamentação do comportamento dos indivíduos entre si e destes com a comunidade, a moral exige necessariamente não só que o homem esteja em relação com os demais, mais também certa consciência desta relação