Por que certificar seu produto
Fernanda Peregrino
O mais interessante de certificar um produto é que você terá inovado não apenas depois que o selo de qualidade foi impresso na sua embalagem, mas principalmente durante o processo de certificação. Para cumprir os critérios estabelecidos pelas entidades certificadoras é preciso adaptar sua empresa às normas vigentes para o produto em questão. Essas regras implicam aumento de qualidade e padronização da sua mercadoria, que, consequentemente, passa a ser mais vendida, aumentando os lucros do seu negócio. Se o certificado almejado for brasileiro, o empresário deve, primeiramente, adquirir normas referentes os seu produto.
No caso de órgãos estrangeiros de certificação, o empreendedor precisa buscar a entidade responsável pela elaboração de normas técnicas do país importador. Em seguida, você, empreendedor, precisa adaptar-se às normas, e só assim será possível obter um certificado estrangeiro.
O segundo passo é a adaptação às normas técnicas. Nessa fase, você vai perceber, nitidamente, a revolução que as normas técnicas podem fazer no seu empreendimento. A eficácia das normas criadas pela ABNT já foi testada por especialistas, poupando o empresário do trabalho de criar novos métodos de produção (que muitas vezes são menos eficazes). Além de melhorar a qualidade do produto, a padronização também provoca a redução de desperdício, aumentando, assim, a produtividade e os lucros do seu negócio.
A terceira etapa é submeter o seu produto, processo ou serviço à análise de laboratórios credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Essas entidades são responsáveis por conferir o selo de certificação aos produtos e processos.
Certificar os produtos para atrair mais clientes
Produtos e processos produtivos certificados por laboratórios credenciados exercem uma atração especial sobre os clientes. O selo de certificação transmite ao consumidor a sensação de que