Tratamento de água
SILVA, J. A.. Processos de tratamento de água para abastecimento público na E.T.A. de Itapira – SP. 2010. 24f. Relatório (Estágio em Tratamento de Água). Curso de Engenharia Ambiental, Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, Espírito Santo do Pinhal, 2010.
Com o aumento das comunidades e o destrato com os recursos hídricos tem aumentado a necessidade de tratamento de águas superficiais para atendimento dos padrões de qualidade da água, a fim de prestar um serviço essencial à saúde e bem estar da população. Nesse contexto estão incluídos os sistemas de abastecimento de água, onde os processos de tratamento são os mais importantes e essenciais, pois são eles que dão à água a condição de potabilidade. É nessa fase que ocorrem os processos físico-químicos, dentro da estação de tratamento de água (E.T.A.), onde há a adição de produtos químicos e a realização de análises que garantem o atendimento dos padrões impostos pela legislação. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo descrever as etapas e atividades realizadas na E.T.A. de Itapira – SP durante o estágio realizado. Foram analisados parâmetros como pH, turbidez, cor, sabor e odor, análise de flúor e cloro residual. Com base nas análises realizadas durante o período de estágio pode-se concluir que a E.T.A. é eficiente no que diz respeito aos processos de tratamento da água e que esta atende a legislação vigente, estando dentro dos limites impostos por ela.
Palavras-chave: Água potável, tratamento da água, abastecimento público, estação de tratamento, coagulação, floculação, decantação, filtração.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. OBJETIVO 11
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 12
3.1. Doenças relacionadas com a água 12
3.2. O abastecimento de água e a saúde pública 12
3.3. Características da água 13
3.3.1. Impurezas 13
3.3.2. Qualidade da água 13
3.4. Tratamento de Água 18
3.4.1. Coagulação 18
3.4.1.1.