População em situação de rua : há algum serviço especializado para esse segmento que vivem na rua ?
RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo apresentar segundo a ONU E a Secretária Nacional de Assistência Social a definição de população em situação de rua , frisando sobre as estratégias de atuação da Proteção Social Básica e Especial de Média complexidade com atenção especial ao programa abordagem de rua.
Palavras-chave: situação de rua, Proteção social , abordagem
INTRODUÇÃO
Procuramos através deste artigo, identificar quem são essas pessoas que vivem em situação de rua. São pessoas de ambos os sexos, diferentes idades, estado civil, cor, raça, cultura, vivendo sozinhas, com amigos ou familiares, com diferentes necessidades e ocupações, várias origens sociais e diferentes trajetórias. O ministério do desenvolvimento social e Combate à Fome (MDS) promove o acesso à assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade, como prevê o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Articulada nas três esferas de governo, a estratégia de atuação está articulada em dois eixos: a Proteção Social Básica e a Proteção Social Especial. Destacamos no presente documento o serviço de abordagem de rua e seu objetivo. De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua é ofertado para aqueles que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva do fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.
DESENVOLVIMENTO
População em situação rua
As Nações Unidas utilizam dois conceitos que se para caracterizar a população em situação de rua. O primeiro deles seria o de “desabrigados” ou sheiterless, que são considerados aqueles indivíduos cuja vivência nas ruas por falta
de espaço