População em situação de rua: desafios na efetivação de seus direitos
Artigo apresentado ao Programa de Pós-Graduação Latu Sensu da União das Faculdades dos Grandes Lagos–UNILAGO, para obtenção do Título de Especialista em MBA em Gestão Operacionalização da Política de Assistência Social. Sob orientação da professora mestre Denise Beatriz Rack de Almeida.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2012
RESUMO
Este artigo apresenta a discussão sobre a Política de Assistência social e a população em situação de rua, a partir de levantamento bibliográfico e da experiência profissional. Onde foram levantadas algumas indagações como dificultador para efetivação do trabalho com o referido público. Que foi pensar, em como articular os diversos objetivos e prioridades entre a Política de Assistência Social, família e a pessoa em situação de rua e os desafios postos para a efetivação do serviço. O objetivo geral foi discutir as ações no Serviço Especializado para População em Situação de Rua e o específico de compreender e refletir sobre a relação entre a pessoa em situação de rua, família e o Serviço Especializado para este segmento para a efetivação de direitos. Finalmente, somente a união, articulação, integração e investimentos das três esferas de governo e sociedade civil, para efetivação das políticas públicas na real garantia de direitos da pessoa em situação de rua, para isso deverá haver uma mudanças de paradigmas sobre a questão.
Palavras-chave: população em situação de rua, assistência social, violação de direito.
ABSTRACT
This article presents a discussion of the social assistance policy and the street population, from bibliographic and professional experience. Where they were raised some questions as to effective work with dificultador the public. I was thinking on how to articulate the various goals and priorities between Social Assistance policy, family and the street person and challenges brought to the fulfillment of the service. The overall objective was to discuss the