projeto institucional
WENDELL VIEIRA DO ROZÁRIO
SUZANA TATIM
CAMPANHA MORADORES DE RUA- SEMAS
1 Introdução
Alcoolismo, drogas, desemprego e crime. Esses são os sinônimos mais conhecidos para a situação dos moradores de rua. Situação essa que se agrava a cada ano no Brasil. E em Florianópolis isso não é diferente.
A polícia militar estima que haja mais de 500 moradores de rua em nossa capital. Em sua maioria, catarinenses, que por algum motivo hoje vivem em nossas ruas. Sem proteção, sem ajuda e sem dignidade uma realidade que alguns poucos tentam reverter.
Entretanto o preconceito e o desinteresse da maior parcela da população não faz pressão para o poder publico resolver o assunto. E muito menos são os que ajudam como voluntários ou doações. E os poucos que fazem sua parte ficam sobrecarregados. Diminuindo os números de atendidos e a chance desses cidadãos a terem uma vida digna.
A situação dos moradores de rua é muito complicada e necessita de esforço e inteligência. E o preconceito e a discriminação não ajudam diminui-la. Apenas ajudam a pensar que o problema não é o seu.
2 Justificativa da escolha do cliente
Devido a esse preconceito e ao afastamento social a população situação de rua. Os projetos sociais municipais tem pouca ou nenhuma divulgação e ficam em segundo plano. Com isso tende a se extinguir e/ou incorporado a outros ao longo dos anos não dando continuidade a seus serviços.
Entendemos que se for divulgado para o publico em geral. Diminuindo o abismo social. Os centros de trabalho social terão mais visibilidade de seus serviços. E assim apoio da comunidade e reflete em politico e por fim em mais verba.
3 Planejamento
3.1 NOME DO CLIENTE Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS e seus projetos.
3.1.1 Histórico do cliente no segmento
A primeira secretaria a tratar de projetos municipais em Florianópolis, foi o SESAS