Manejo de criação de bezerras
Fazendas Reunidas 2A
BOVINOCULTURA LEITEIRA
Manejo – Criação e Desmama Precoce de Bezerras
Rafael de Oliveira Camilo Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária
Vitória - ES
2011
Introdução
A produção de novilhas vigorosas e saudáveis é essencial para o sucesso econômico e o futuro do rebanho leiteiro como um todo, para conseguirmos isto, a primeira etapa é criarmos adequadamente as bezerras desde o seu nascimento, ou melhor, antes mesmo do seu nascimento com os cuidados tomados com a vaca no pré-parto.
O objetivo é atingir um parto em torno de 24 a 30 meses, resultando em maiores e antecipados ganhos.
Serão utilizadas técnicas como aleitamento controlado, criação de bezerras em lotes uniformes, desmame precoce e manejo pós- desmama.
1 - Cuidados no pré-parto
Nos três últimos meses de gestação o crescimento do feto é mais acentuado, por este motivo será realizada uma boa nutrição nesta fase, que será fundamental para reduzir problemas no parto e melhorar a qualidade do colostro.
No caso de vacas, para assegurar uma boa produção de leite na lactação seguinte a vaca deverá ficar seca (sem produzir leite) entre 45 e 60 dias entes do parto.
Principalmente nos últimos 21 dias que antecedem o parto, nossos cuidados devem ser maiores, e vacas ou novilhas deverão ser colocadas no piquete maternidade ou baia maternidade para um melhor acompanhamento.
1.1 - Condição corporal
O manejo nutricional no pré-parto deve resultar em uma condição corporal adequada no momento do parto.
O escore ideal ao parto é de 3,5 a 4,0, onde o animal não deverá estar magro e nem excessivamente gordo. A alimentação no pré-parto será à base de forragens de boa qualidade