Manejo e criação de Bezerras leiteiras
Medicina Veterinária
UNIUBE
Por onde começar ?
Manejo sanitário
Manejo nutricional
Cruzamento
Cuidados com novilhas e vacas gestantes
Desenvolvimento fetal
Período pré-parto
Momento do parto
O piquete de maternidade deve estar dentro dos critérios desejáveis(boa localização, sombreamento, ambiente calmo), para que o animal não sofra com estresse durante o parto, evitando assim complicações futuras.
É importante ter conhecimento das etapas do parto. Na prática, podemos assim discriminá-las:
Fase de preparação
Fase de dilatação
Fase de expulsão do feto
Cuidados pós-parto
Colostragem:
A ingestão do colostro, sempre de alta qualidade, é de suma importância e deve ser fornecido o mais rápido possível, no máximo até 6 horas. Após o nascimento, preferencialmente mamado na vaca; na quantidade de 2 kg para bezerras de raças grandes e 1 kg para bezerras de raças pequenas, período em que a absorção de imunoglobulinas é mais eficiente.
E posteriormente, na quantidade de 2 litros pela manhã e 2 litros à tarde, pelo menos por 2 a 3 dias após o nascimento.
Na falta do colostro!
- 1 ovo batido em 300 ml de água
- 1 colher de chá de óleo vegetal
- 600 ml de leite integral
Cura do Umbigo:
A cura do umbigo deve ser rápida e eficiente, pois falhas levam às infecções da veia umbilical,com riscos de formação de abscessos, artrites, pneumonias, abscessos hepáticos e medular, meningite, cistites, baixa condição corporal, diarréia e até a morte. A cura deve ser feita logo após o nascimento com solução de Iodo a 7% repetindo, no mínimo, três vezes.
Manejo Nutricional
Este é o 2º período crítico na vida de uma bezerra. É o momento onde ocorre a mudança rápida do sistema digestivo devido à passagem gradativa de uma alimentação líquida para uma alimentação sólida. A bezerra deixa de ser um animal préruminante, para ser um ruminante.
Fornecimento do