TRABALHO FINAL POPULA O DE RUA
CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDICAS E ECONOMICAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
TRABALHO FINAL
POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
VITÓRIA
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDICAS E ECONOMICAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
TRABALHO FINAL
POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
Trabalho realizado referente à disciplina de Oficina de Questão Social da Universidade Federal do Espírito Santo, orientado pela professora Cenira Andrade de Oliveira, realizada pelos alunos Ana Paula Cupertino, Isabella Vasconcellos, Maiane de Jesus, Rebeca Lima e Ylkaren Kaiser, do curso de Serviço Social primeiro período 2015.
VITÓRIA
2015
1. INTRODUÇÃO:
Um dos reflexos do intenso processo de exclusão social é a população em situação de rua, que de acordo com a pesquisa feita entre 2007 e 2008 pelo Instituto Meta, foram identificados um contingente de 31.922 adultos em situação de rua nos 71 municípios pesquisados. Isso se gera a partir da decorrência da ocupação do solo urbano estar baseada na lógica capitalista de apropriação privada do espaço mediante ao pagamento do valor da terra. Indivíduos que não dispõe de renda suficiente para conseguirem espaços adequados para a habitação, acabam ficando sem alternativas e utilizam as ruas da cidade como moradia.
Conforme definição da Secretaria Nacional de Assistência Social, a população em situação de rua se caracteriza por ser um grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular, sendo compelidas a utilizar a rua como espaço de moradia e sustento, por caráter temporário ou de forma permanente.
Pode-se afirmar que o surgimento da população em situação de rua é um dos reflexos da exclusão social, que a cada dia mais vem atingindo a população brasileira.