populaão brasileira
População
Brasileira
Identificação
Nome: Gabriela Sabrina Rezende Furtado
Nº 5
Série: 3º Ano A
Escola: Estadual “Professor Fábregas”
Prof: Sílvia Silva
Disciplina: Geografia
Luminárias 2014
A população brasileira para de cresce em 2030, aponta IPEA
O número de filhos que, em média, cada mulher brasileira tinha em 2007 é insuficiente para repor a atual população brasileira. Isso quer dizer que daqui a 22 anos a população brasileira irá parar de crescer e, consequentemente, começar a diminuir.
Essa tendência é apontada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),órgão federal vinculado ao Ministério do Planejamento,Orçamento e Gestão (MPOG), a partir da análise dos dados demográficos e de gênero da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios.
De acordo com o levantamento, a taxa média de fecundidade da mulher brasileira em 2007 era de 1,83 filho (essa tendência já havia sido apontada pelo IBGE na análise dos dados da Pnad, para quem a taxa está em 1,95 filho por mulher; os números não batem porque os dois institutos utilizam metodologias diferentes na análises dos dados levantados na pesquisa).
Em 1992, a taxa era de 2,8 filhos. Orientado por esta diminuição, o Ipea projetou que a população brasileira atingirá seu máximo em 2030, com um contingente aproximado de 204,3 milhões de habitantes. A partir desta data, a tendência é que a população brasileira comece a reduzir e em 2035 caia para 200,1 milhões.
Alguns grupos populacionais já estão experimentando taxas negativas de crescimento, aqueles com idades abaixo de 30 anos. Outros passarão a experimentar ao longo dos próximos 25 anos. Entre 2030-2035, os únicos grupos populacionais que deverão apresentar crescimento positivo são os de idade superior a 45 anos.
Fecundidade cai mais no Nordeste
Segundo a Pnad, a redução na taxa de fecundidade ocorreu em todas as faixas de renda, de escolaridade e em todas as regiões do país. As maiores reduções foram observadas nos