POP TUBOS DE COLETA
Aplicação
Este Procedimento Operacional Padrão é aplicado a todos os profissionais habilitados para o procedimento de coleta.
Tubos para Coleta
Cada tipo de exame deve ser coletado em um tubo específico, existem algumas observações a serem feitas antes de realizar a coleta de sangue:
Verificar o ml,o volume indicado deve ser respeitado rigorosamente para cada tubo de coleta
Data de Validade
Se tem anel ou anticoagulante
Se é de vidro ou de plástico
Verificar se as tampas estão seguras para não ocorrer perda do material coletado na hora da homogeneização ou centrifugação ou ate mesmo a troca das tampas.
As etiquetas devem ser colocadas de modo que uma não cubra a outra para ser visível a etiqueta com informações do fabricante e a de identificação do paciente
Cores das Tampas dos Tubos
Azul- Possui o aditivo de Citrato de Sódio, o mecanismo de ação é de ligar cálcio utilizado para realizar analise de coagulação, após a centrifugação será obtido o plasma. Após a coleta o tubo deve ser homogeneizado de 5 a 8 vezes para evitar a coagulação do sangue,essa homogeneização deve ser feita com delicadeza para evitar a hemólise.
Vermelho – Este tubo não possui aditivos, utilizado nas analises bioquímicas e sorológicas possuem ou não sílica um ativador de coagulo e sem gel separador. Alguns fabricantes colocam um anel amarelo na parte superior da tampa vermelha indicando que a presença do gel separador. Deve ser mantido em repouso na posição vertical por 30 minutos para ocorrer a retração do coagulo e centrifugar a 3.000 rpm por 10 minutos.
Verde – Contem Heparina como aditivo um potente anticoagulante que inibe a trombina, utilizados para analise de gases ou outros exames de bioquímica. Deve ser homogeneizado cuidadosamente de 8 a 10