POP Recebimento De IFA
Definir normas para recebimento de insumos farmacêuticos.
2. Abrangência
Esse procedimento deve ser aplicado em farmácias de manipulação.
3. Responsabilidade
- Farmacêutico Responsável.
- Funcionário responsável pelas atividades do Almoxarifado.
4. Referência
RDC 67/2007 Farmácia de Manipulação.
5. Periodicidade
Deve realizar treinamentos periodicamente para os funcionários que trabalha em áreas onde há risco de contaminação e em áreas onde são manuseados os insumos farmacêuticos altamente ativos, tóxicos, infecciosos e altamente sensibilizantes.
6. Material Necessário
Pranchetas, ficha de recebimentos e carimbo do responsável.
7. Existe Risco Direto
Deve se ter cuidado com o recebimento e manuseio dos insumos farmacêuticos ativos, devido serem tóxicos, infecciosos e com grau elevado de sensibilidade.
8. Procedimento
• Conferir no ato do recebimento dos produtos se os mesmos estão acompanhados de nota fiscal, caso não estejam, não receber os produtos e chamar o farmacêutico responsável.
• Avaliar a embalagem externa: não pode conter violações, amassados e/ou rasgos,caso haja alguma das alterações acima descritas, não receber o produto e comunicar ao farmacêutico responsável para devidas providências.
• Conferir sempre o número de volumes indicado na nota e o recebido,caso haja divergência, não receber a mercadoria e comunicar ao entregador e ao farmacêutico responsável.
• Assinar o canhoto da nota fiscal e devolver ao funcionário da empresa transportadora.
• Conferir sempre o material recebido com os seguintes itens constantes na nota fiscal: lote, validade, nome, quantidade e preço dos produtos,caso haja alguma divergência com a nota fiscal, comunicar ao farmacêutico responsável para que sejam tomadas as devidas providências.
• Verificar se as matérias-primas farmacêuticas estão acompanhadas dos respectivos certificados de análise e a ficha de informação de segurança de produtos químicos (FISPQ), se necessário.
• Avaliar os produtos