pontuacao
Na tentativa de reduzir as pausas, as cadências, o ritmo, a entoação da linguagem falada, as escrita utilizada certos sinais de pontuação.
USO DA VÍRGULA NO PERÍODO SIMPLES
1. A vírgula e os termos essenciais. Predicado e sujeito são os constituintes básicos das orações. Devido a esse caráter fundamental e à profunda ligação que estabelecem entre si, sujeito e predicado não devem ser separados por vírgula. Isso não deve ocorrer mesmo nas orações em que o predicado vem antes do sujeito.
Ex.: A intensa luta pelo aprimoramento das instituições democráticas deve ser garantida.
Em relação ao sujeito, o uso da vírgula deve limitar-se à separação dos vários núcleos em caso de sujeito composto. Ex.: Livros, revistas, jornais, encontram-se espalhados por toda a parte. Polissíndeto Homens, e mulheres, e crianças, e velhos perseguem o mesmo ideal.
2. Vírgula e os termos integrantes da oração. Por estarem intimamente ligados aos termos que complementam, os objetos diretos, indiretos, complementos nominais e os complementos circunstanciais não devem ser separados deles por vírgulas. Ex.: A busca da liberdade conduz o homem a atitudes históricas.
Observações:
a) Se tivermos objetos e complementos nominais formados por mais de um núcleo, esses deverão ser separados por vírgulas. Ex.: Minha casa tem quatro dormitórios, dois banheiros, três salas, um bom quintal. Minha casa tem quatro dormitórios, dois banheiros, três salas e um bom quintal.
b) Se tivermos um complemento pleonástico, empregamos a vírgula. Ex.: Amigos sinceros, já não os há.
c) Usa-se a vírgula para separar adjetivos que exercem função predicativa. Ex:. Camilo, maravilhado, fez um gesto afirmativo. Sereno e tranqüilo, caminhou o enforcado à forca.
3. Vírgula e os termos acessórios da oração.
3.1. Adjuntos adnominais. Não se separam por vírgula os adjuntos adnominais dos substantivos a que se referem.
3.2. Adjuntos adverbiais. A posição lógica dos adjuntos adverbiais é