Temperatura de Curie
Definição
Na física e na ciência dos materiais, a Temperatura de Curie (Tc), ou o Ponto de Curie, é a temperatura na qual um material ferromagnético perde a sua propriedade de magnetizar-se com a aplicação de um campo magnético. A desmagnetização do campo magnético ocorre com o aquecimento, fazendo assim o material paramagnético, porém, este efeito é reversível com a diminuição da agitação térmica. Por exemplo, sabemos que o ferro é atraído por ímãs, mas se aquecer de ferro a uma temperatura de 1043 Kelvin, que deixará de ser atraídos por ímãs. Temperatura de Curie é importante no estudo de materiais ferromagnéticos e eletromagnetismo.
Em um material ferromagnético, quando as temperaturas estão abaixo do ponto de Curie, os momentos magnéticos estão alinhados de uma forma paralela, enquanto que no caso de materiais ferrimagnéticos, estes são anti-paralelo. No aumento da temperatura, aumento flutuações térmica, que destroem este alinhamento e no ponto de Curie da magnetização rede de material ferromagnético torna-se zero. Este estado é conhecido como o paramagnetismo.
Temperatura de Curie é nomeada após o físico francês Pierre Curie, que em 1895 descobriu que os materiais ferromagnéticos, quando aquecidos a uma determinada temperatura, tendem a perder suas propriedades magnéticas. Pierre Curie, juntamente com sua esposa Marie Curie ganhou o prêmio Nobel de Física em 1903 por sua imensa contribuição à pesquisa sobre o fenômeno da radiação.
Lei de Curie
A relação entre a magnetização de uma substância e a temperatura é dada pela lei de Curie. De acordo com a Lei de Curie:
M = CBT
onde:
M é a magnetização
B é o campo magnético, (em tesla)
T é a temperatura absoluta (em graus Kelvin)
C é a constante de Curie para um material específico.
Temperatura de Curie de imãs
Vamos descobrir o ponto de Curie para algumas das