Resumo de apresentação sobre Temperatura de Curie
Pierre Curie foi um físico francês (1859-1906) que estudou este fenómeno. No caso específico do ferro, a temperatura de Curie equivale aos 760 graus Celsius.
De acordo com a Lei de Curie:
M = CBT
onde:
M é a magnetização
B é o campo magnético, (emtesla)
T é a temperatura absoluta (em graus Kelvin)
C é a constante de Curie para um material específico.
Exemplos de alguns pontos Curie:
para o ferro 770oC para o níquel 354oC para a magnética 580oC para o cobalto 1130oC
Pierre Curie
Físico francês, Pierre Curie nasceu em 1859 e faleceu em 1906.
Em conjunto com a sua mulher, Marie, descobriu o fenómeno da radioatividade, a partir de novos elementos que emitiam espontaneamente radiações. Desde então, continuaram a trabalhar juntos e, em 1898, conseguiram isolar um novo elemento, o polónio (nome do país de origem de Marie). Meses mais tarde, descobriram o rádio (Ra). Em 1903 Becquerel, Marie e Pierre receberam, em conjunto, o Prémio Nobel da Física, pelos seus estudos sobre a radioatividade.
Pierre Curie descobriu a piezoeletricidade (fenómeno descoberto em colaboração com seu irmão Jacques Curie) e estudou as simetrias em Física. Em 1895, Pierre Currie descobriu ainda que as substâncias magnéticas, abaixo de uma certa temperatura (conhecida como "ponto Curie"), perdiam o ferromagnetismo que se transformava em paramagnetismo.
A sua filha mais velha, Irene Curie, juntamente com o seu marido, Frederic Joliot, viria também a receber, em 1935, o Prémio Nobel da Química, pela obtenção de novos elementos