Ponto de Fusão
Alunos:
Jessica Ribeiro – nº: 21
Lissa Carvalho – nº: 25
Sergio Leonel – nº: 32
Professor: José Celso
CAM131 – Química Orgânica
Introdução:
O ponto de fusão designa a temperatura a qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Esta temperatura é a mesma quando a substância se solidifica, ou seja, passa do estado líquido para o estado sólido. É a temperatura na qual a substância sólida está em equilíbrio com a substância que dela se obtêm por fusão.
Para uma substância pura, o processo de fusão ocorre sempre a uma mesma temperatura, e esta se mantém constante durante todo o processo. O gelo começa a derreter a 0ºC, e ao término da fusão toda a água formada ainda encontra-se a 0ºC, mesmo que considerável quantidade de energia tenha sido fornecida ao sistema na forma de calor a fim de induzir a transformação.
Objetivo:
O objetivo da prática foi determinar a temperatura de fusão do ácido benzoico.
Materiais e Reagentes:
- Béquer
- Suporte Universal
- Garra
- Termômetro
- Tubos capilares
- Anel de borracha
- Tubo de Thiele
- Bico de Bunsen
- Ácido benzoico (adquirido na prática de recristalização).
Procedimentos, resultados e conclusão:
Calibração do Termômetro:
Fusão do gelo: Em um Becher preparou-se um sistema água/gelo picado. Em seguida, com o auxílio de um suporte universal e de uma garra para termômetro, prendeu-se o termômetro de tal forma que o bulbo ficou coberto e não encostou nas paredes do Becher. Após 3 minutos de espera, foi feita a leitura da temperatura a cada 1 minuto até que a mesma tornou-se constante. Anotou-se a temperatura: 0,5ºC.
Ebulição da água: Em um Becher adicionou-se água destilada e aqueceu-se até a ebulição. Em seguida, com o auxílio de um suporte universal e uma garra para termômetro, prendeu-se o termômetro de tal forma que o bulbo