Ponto de Fluidez
Determinar o ponto mínimo de temperatura em que o óleo perde sua fluidez e perde sua ação lubrificante.
Introdução
Os óleos lubrificantes são utilizados para reduzir o atrito entre as peças em movimento, criando uma película entre as mesmas, lubrificando e aumentando a vida útil das peças, pois as protegem contra o desgaste e corrosão aumentando o rendimento do motor e diminuindo o consumo de combustíveis, permite a eliminação de impurezas geradas pelo atrito das peças do motor que ficam presas nos filtros de óleo e permite a troca de calor e as resfria, evitando a deformação das peças.
Há vários tipos de óleos lubrificantes, sendo eles de origem vegetal ou animal. Eles ainda podem ser derivados do petróleo ou serem sintéticos (feitos em laboratórios).
Os óleos minerais básicos vêm do petróleo bruto, que são processados em refinarias, que separaram as propriedades de lubrificação úteis e removem os componentes indesejáveis, como as ceras.
Os óleos básicos sintéticos fornecem um desempenho melhorado porque são confeccionados utilizando-se um processo químico mais caro do que o utilizado na produção do óleo mineral. Por causa disto, os óleos totalmente sintéticos, que fluem mais facilmente a temperaturas de partida, quando ocorre o maior desgaste. Eles são mais resistentes ao calor e podem ser protegidos mais facilmente por aditivos antioxidantes (a oxidação é um processo degenerativo natural que ocorre no óleo ao longo do tempo). Além disso, eles são também menos voláteis do que os óleos minerais.
Para o uso do óleo lubrificante devem ser consideradas as seguintes características:
Viscosidade - medida da espessura do fluido ou a resistência para fluir. A viscosidade de um óleo pode variar dependendo da temperatura em que ele se encontra, então o óleo não pode sofrer muitas mudanças de viscosidade quando a temperatura muda. O mesmo deve possuir uma viscosidade que não seja grosso ao ponto de não circular por todo o sistema e nem fino o