Os jesuitas
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA 2014/1
ESTEFANI REIS
JANINE DOMINGOS
KARINA GIESEN
TRABALHO DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO:
OS JESUÍTAS
VITÓRIA
2014
ESTEFANI REIS
JANINE DOMINGOS
KARINA GIESEN
OS JESUÍTAS
Trabalho apresentado à disciplina de história da educação I, como requisito parcial de avaliação, da Universidade Federal do Espírito Santo à professora Dulcinéia Campos Silva.
VITÓRIA
2014
INTRODUÇÃO
Os jesuítas foram de grande importância para a educação, principalmente no Brasil onde foram provedores do ensino por cerca de 210 anos deixando aqui algumas influências que perduram até os dias atuais. E é sobre este tema que falaremos neste trabalho, abordando assuntos como a criação da companhia de Jesus, as mudanças e intervenções que ocorreram no Brasil com a chegada e permanência dos jesuítas, a ratio studiorum, entre outros aspectos relacionados aos jesuítas com parte do pensamento pedagógico renascentista.
A Companhia de Jesus Companhia de Jesus, a maior ordem religiosa católica romana, cujos membros são chamados Jesuítas, foi um grupo católico de extrema influência durante a idade moderna, tal qual vemos resultados de seus trabalhos e influência até hoje.
O grupo foi formado em 15 de Agosto de 1534, por seu principal idealizador Inácio de Loiola, que na época era universitário em Paris, e mais seis companheiros vindos de Espanha, Portugal e França, sendo eles respectivamente Francisco Xavier, Nicolau de Bobadilla, Diogo Laínez, Afonso Salmerón, Simão Rodrigues e Pedro Fabio, o único que era sacerdote. Em 1537, juntaram-se a este grupo três novos companheiros, Pascássio Broet, João Codure e Cláudio Jay. Como estes fizeram voto de pobreza, castidade e dedicação a causa da Igreja Católica, dirigiram-se a Roma, puseram-se à disposição do Papa e dedicaram-se a obras de caridade.
Em 1539