Ponto de equilibrio e outros
Passo 1: Leitura
Passo 2: Elaborar resumo, em forma de tópicos, sobre os assuntos: ponto de equilíbrio, ponto de equilíbrio e aumento da produtividade.
• O Ponto de Equilíbrio (PE) é um dos indicadores contábeis que informa aos empresários e ou gestores o faturamento mensal mínimo necessário para cobrir os custos (fixos e variáveis) incluídos o custo da mercadoria vendida ou do serviço prestado, informação esta que muitas vezes é vital para a análise de viabilidade de um empreendimento ou da adequação da empresa em relação ao mercado. Se traduz pelo equilíbrio entre a totalidade dos custos, o qual indica o mínimo que se deve alcançar com receitas para que não tenha prejuízo.
• No PEC a empresa não tem prejuízo, mas também não tem lucro.
• Para calcular o PE primeiro é necessário conhecer a margem de contribuição, diferença entre o preço de venda e o custo variável de cada produto. É o valor que cada produto contribui para o resultado operacional, ou seja, receita total da venda subtraída do custo direto variável da mercadoria vendida. O resultado obtido é a margem de contribuição que será utilizada para pagamento das despesas fixas da empresa.
• Ponto de Equilíbrio Contábil é o mínimo que deveremos vender num determinado período de tempo para que nossas operações não dêem prejuízo. Obviamente que também não estaremos conseguindo lucro.
• Ponto de Equilíbrio Econômico é o Ponto de Equilíbrio com um lucro desejado.
• Ponto de Equilíbrio Financeiro é quando dentro dos Custos Fixos, existem variações patrimoniais que não significam desembolsos para a empresa, mas que, de acordo com os Princípios Contábeis, estas variações devem figurar no resultado do exercício, sendo confrontados com as receitas, porque contribuíram para a constituição da mesma. • Ponto de equilíbrio e aumento da produtividade - O Ponto de Equilíbrio é um dos indicadores contábeis que informa aos empresários e ou gestores o faturamento mensal mínimo