Dengue
É uma espécie de hábitos diurnos, de tamanho menor que o dos pernilongos comuns. Costuma voar próxima ao solo, e depositar seus ovos em água parada, tanto limpa quanto suja. Possui corpo escuro, dotado de listras e manchas brancas; asas translúcidas; e não emite ruídos fortes.
Como uma única fêmea é capaz de depositar cerca de 300 ovos, evitar ambientes propícios para tal é a melhor forma de eliminar o mosquito e as doenças que podem causar. Em razão da existência de vacinas contra a febre amarela, a dengue acaba sendo uma preocupação maior, embora a erradicação do mosquito seja capaz de controlar todas as três doenças já citadas.
Conhecer bem o ciclo e hábito de vida deste artrópode, e quais as características das doenças virais causadas por ele são essenciais, já que seu controle só pode ser feito em conjunto (uma única tampinha de garrafa, por exemplo, é capaz de dar origem a diversos mosquitos contaminados, podendo comprometer a saúde de todo um bairro).
Assim, trabalhar tais informações na escola, tanto com os alunos quanto com professores e funcionários e, caso existam condições, com a comunidade, é uma forma de assegurar a integridade de todos, caso sejam aplicadas as medidas necessárias.
Uma ideia interessante de abordagem é fazer, durante o fim de semana, um evento no qual os alunos, orientados pelos professores de Ciências e Biologia, explicam e demonstram a outros alunos e demais visitantes, aspectos relacionados à temática. Como encerramento, poderá ser proposto um mutirão, no qual todos os participantes percorrerão o espaço da escola e entorno, a fim de eliminar os possíveis focos da doença.
Informações