PONTES I AULA1 Modo De Compatibilidade
CONCRETO E FUNDAÇÕES
PONTES DE CONCRETO I
DEFINIÇÕES E CONCEITOS GERAIS
Prof. Roberto Chust Carvalho
Prof
Prof. Marcos Alberto Ferreira da Silva
Salvador, 2013
O QUE É PONTE?
Ponte é toda obra destinada a transposição de obstáculos (naturais ou artificiais) à continuidade do leito normal de uma via, tais como rios, braços de mar, vales profundos, outras vias de tráfego, etc.
De maneira geral pode-se dividir as pontes em seis grupos: Pontes propriamente ditas: São estruturas destinadas a transposição de obstáculos constituidos por água, tais como rios e braços de mar.
Viadutos: São estruturas destinadas a transposição de vales, vias de tráfego g ou obstáculos em ggeral não constituidos p por água.
O QUE É PONTE?
Pontilhões: Por tradição dá-se o nome de pontilhão as pontes de pequenos vãos, havendo uma certa divergência entre os vãos limites dos pontilhões; alguns fixam em 5 metros e outros em 10 metros. Porém, não há qualquer importância na distinção entre ponte t e pontilhão, tilhã pois i ambos b se subordinam b di aos mesmos procedimentos de projeto e de construção.
Passarelas: São estruturas construidas com a finalidade de permitir o fluxo de pedestres sobre obstáculos naturais ou artificiais. O QUE É PONTE?
Oleodutos e Aquedutos: São estruturas construidas sobre obstáculos naturais ou artificiais p para sustentar tubulações ç que q conduzem óleo ou água.
Bueiros: São obras implantadas sob o terrapleno das estradas e destinadas à passagem das águas pluviais ou de águas perenes d pequenos cursos. Os de O bueiros b i podem d ser desde d d manilhas ilh de d concreto armado de pequenos diâmetros até estruturas abobadadas de aço ou de concreto armado.
ELEMENTOS CONSTITUINTES DAS PONTES
Sob o ponto de vista funcional, as pontes, em sua maioria, podem ser divididas em três partes principais: infraestrutura, mesoestrutura, e superestrutura.
SUPERESTRUTURA
MESOESTRUTURA
INFRAESTRUTURA
ELEMENTOS CONSTITUINTES DAS PONTES