Perfil de tr s reis
Este livro conta a historia de Saul, Davi e Absalão, é um livro que tem como seu objetivo a mansidão a submissão que fizeram grande diferença. Esta obra tem 27 capitulo que contam a história de três reis e suas ambições e o mais relevante dentro desse livro a relação destes com Deus.
O autor nos remete ao tempo em que Davi ainda era um pastor de ovelhas, talvez um pouco desvalorizado por ser o mais moço de sua família e não ter o preparo que seus irmãos mais velhos tinham. Porém, esse pequeno Davi enfrentou ursos, gigantes e tornou-se um herói e foi parar no palácio de um rei, Saul, que teria uma participação especial em sua vida na formação de seu caráter. Mas Saul sentia-se ameaçado pelo jovem, tinha violentos acessos de loucura e atirava lanças contra Davi. O jovem percebeu que estava sendo colocado em uma escola, a da submissão e do quebrantamento. Saul seria um instrumento escolhido por Deus para esmigalhar Davi. Também compreendeu que Saul mesmo na sua loucura, era uma autoridade legítima, escolhida por Deus. Então o jovem ungido submeteu-se às ordens de seu rei louco.
Davi nunca deixou ao ungido do Senhor, até que o próprio rei tomou a decisão de caçá-lo e matá-lo. Então Davi se retirou, mesmo assim a sua submissão não o deixou dizer uma só palavra ou tomar qualquer atitude contra Saul e também não dividiu o reino ao partir. Ele foi sozinho. Algum tempo depois Davi teve Saul ao alcance de sua lança, mas não se vingou, foi incompreendido mais uma vez.
O autor discute no capítulo dezesseis sobre como saber se um ungido do Senhor é um Saul ou um Davi e conclui que ninguém pode julgar isso, a não ser Deus. Aponta também que o tempo e o comportamento do líder e do liderado é que vai revelar muita coisa a respeito deles, podendo revelar quem é que na história. .
A partir do capítulo dezenove, o autor nos remete à