segurança do trabalho
Estresse mental
Vivemos em uma época em que produzir é muito importante. Tem pessoas que perdem até a família por causa do trabalho. Outras vão parar no hospício, se suicidam…Seja qual for sua origem, o estresse afeta o comportamento da pessoa no trabalho, transformando em uma ameaça a segurança.
Negligência
Outra causa importante de acidente se chama negligência. Negligente é a pessoa que não toma os cuidados normais necessários na execução de uma determinada tarefa. É importante estar consciente dos riscos ao executar uma tarefa. Trabalhadores desatentos são um perigo para eles mesmos, para os outros e para a propriedade.Suas atitudes podem comprometer a segurança até da equipe inteira.
Falta de atenção
Às vezes a falta de atenção faz parte da personalidade da pessoa, e como tal é uma atitude difícil de controlar. Em outros casos, a falta de atenção é motivada pela cobrança excessiva no trabalho ou mesmo em casa.Pessoas desatentas raramente se dão conta das consequencias que seu comportamento pode gerar. Elas não se dão ao trabalho de analisar e seguir os procedimentos de segurança da empresa. E se tornam um alvo fácil para os acidentes.
Fadiga, esforço físico excessivo
Alguns tipos de perfis perigosos:
– O machão: Esse nunca aceita ajuda de ninguém. Ele pensa que ser homem é ser de totalmente independe de ajuda. Pensa que se pedir ajuda as pessoas o julgarão como menos forte ou menos macho.
– O fortão: Esse se gaba pelo seu vigor físico, normalmente é aquele que quer impressionar alguém através de sua força física.Esse tipo de trabalhador se expõe a riscos desnecessários. Eles não se dão conta que seu corpo será o único afetado por sua atitude inconseqüente no trabalho.
– O sonolento: O mundo hoje está muito competitivo. Consequência disso é que muitas pessoas estão tentando ganhar tempo, executando várias atividades ao longo do mesmo dia. Quando a atividade diária excede o limite normal, a pessoa tente a ficar sempre com sono daí começam os