Pontes rolantes
As Pontes Rolantes são utilizadas em processos complexos industriais para elevação e transportes de cargas de grandes toneladas, para a movimentação com precisão e segurança em ambientes internos e externos.
É um equipamentos modernos e evoluídos que tem a finalidade de movimentar ou elevar materiais pesados com segurança
Ela é constituída por uma estrutura metálica horizontal que possui um movimento ao longo de um vão livre e é apoiada sobre as vigas que representam o limite desse mesmo vão. No topo das vigas estão colocados trilhos para o rolamento da ponte. A estrutura da ponte é transversal ao vão e constitui o suporte para um trilho ao longe do qual se movimenta uma talha. A ponte rolante possui, portanto, uma mobilidade tridimensional para o transporte de cargas dentro do espaço delimitado pelo respectivo vão.
Exemplo:
Ponte suspensa
As pontes rolantes suspensa são simplesmente suspensas na estrutura de cobertura existente, evitando normalmente a necessidade de construir colunas específicas para o caminho de rolamento. Dessa forma, é possível um melhor aproveitamento da área do seu edifício para a produção. Caso seja necessário, setores específicos da área do edifício também podem ser atendidos. As saliências laterais da viga permitem estender a pista de rolamento da talha para além das dimensões do vão. Dispositivos opcionais de interloque possibilitam transferir a talha da viga para um trilho secundário, sem ter que depositar a carga no piso.
Imagem dela:
Vantagens:
- Possibilidade de combinação com outras pontes rolantes ou monovias utilizando-se de um único mecanismo de elevação e translação da carga.
- facilidade para movimentar cargas de um ponto ao outro com grande rapidez e precisão
- Inteligentes e de operação segura agilizam o processo de produção e garantem que os operadores trabalhem de forma mais precisa, segura e eficiente.
Desvantagens
- Consumo de energia
- Espaço ocupado para casa de máquinas
-