Pontes de macarrão
A primeira condição relaciona-se com o movimento de translação e o segundo relaciona-se com o movimento de rotação.
Na construção das pontes objetiva-se a existência de um equilíbrio estático, sem rotações nem translações.
Descrição da atividade
A atividade de construção de pontes de macarrão foi realizada durante as aulas da disciplina de física, com carga horária de três aulas semanais, concomitantemente com o estudo do assunto condições de equilíbrio de um corpo rígido.
As pontes de macarrão, projetadas e construídas, possuíam algumas dimensões previamente definidas durante a elaboração do projeto. O comprimento da ponte ficou estabelecido entre 60 a 80 cm, com uma largura entre 5 e 15 cm. Já a altura da ponte não foi previamente estabelecida, pois esta grandeza foi debatida pelos estudantes na fase de elaboração do projeto, tendo em vista a quantidade de material disponível. Além disso, apresentamos os materiais disponibilizados para cada equipe: no mínimo 1 kg e no máximo 2 kg de macarrão do tipo espaguete número 7, colas do tipo epóxi, cola quente ou cola branca. Não foi permitida a utilização de outros materiais.
Etapas realizadas para o desenvolvimento do projeto
Cada turma foi dividida em equipes entre 4 e 6 estudantes, resultando em um total de 13 equipes. Realizou-se a constru- ção da ponte em três etapas: elaboração, execução e apresentação do projeto. Na elaboração do projeto, os estudantes, já divididos em equipes, realizaram algumas pesquisas na internet e em livros e, após este momento, procuraram elaborar um projeto da ponte, também levando em consideração os conhecimentos da física obtidos na sala de aula. Foram utilizadas duas aulas para a elaboração de um projeto - um desenho, esquema,