PONTE ROLANTE
1.1. PONTE ROLANTE
É um equipamento de elevação e transporte de carga, que movimenta assentado sobre trilhos fixados normalmente nas vigas laterais do edifício.
Os três movimentos da ponte rolante são obtidos através de seus componentes fundamentais, que são: ponte trole ou carro e guincho.
1.1.1. Ponte (anexo pagina23 e 24)
É um equipamento de transporte de pesos e volumes, dentro de suas especificações de capacidade, que se move sobre trilhos no sentido longitudinal da edificação ate os limites de segurança. Os trilhos são fixados nas suas extremidades sobre vigas. A ponte é composta de traves, trilhos, vigas, truques,passadiços,pára-choques e mecanismo de acionamento.
A ponte movimenta-se livremente. Dispõe de sistema de freio mecânico e servofreio automático e hidráulico, que são acionados pelo operador para fazê-la parar. Os quatro cantos da ponte são datados de pára-choques de molas, borrachas, madeira, que são equipamentos de segurança para proteger as extremidades dos edifícios ou outra ponte que esteja nas mesmas vigas de rolamento.
Esses pára-choques não devem ser usados para parar a ponte, e sim como segurança.
Os truques são formados pela estrutura e pelas rodas, ligadas por um eixo comum em cada um dos extremos da ponte ou motores independentes em cada truque. As traves podem ser do tipo caixão ou viga (até 5 ton.).
1.1.2. Trole (anexo pagina 25)
É um componente motorizado que sustenta o mecanismo de elevação e se desloca longitudinalmente sobre as traves até o limite de segurança fixado nas extremidades dos trilhos nas vigas da ponte. É composto de motor, redutor, freio, acoplamento, mancais, suportes, suportes, etc.
O trole, assim como a ponte, se movimenta livremente e deve possuir chave-limite nas extremidades dos trilhos para fazê-lo parar. Os trilhos são equipados com batentes protetores, que são equipamentos de segurança e não devem ser usados para frear o trole.
1.1.3. Guincho (anexo