prointer
Seu objetivo principal ao desenvolver seu trabalho é a eficiência organizacional, Sua grande contribuição é a visão abrangente da organização e a definição de seis funções básicas:
1- Função técnica – que hoje é muita conhecida como área de produção, relaciona-se com aspectos de produção de bens e serviços.
2- Função Comercial – denominada nos dias de hoje função de marketing, relaciona-se com a compra, venda e permuta dos bens produzidos e consumidos pela empresa. Notem que a função de compra está incluída nessa função.
3- Função Financeira – ainda hoje mantendo essa mesma denominação, relaciona-se com a busca e gerenciamento dos recursos financeiros utilizados pela empresa.
4- Função Segurança – que nos dias de hoje está inserida na área de Recursos Humanos, tinha por atividade assegurar os bens das empresas e as pessoas envolvidas com a empresa ( acidente de trabalho).
5- Função Contábil – hoje essa função não constitui propriamente uma área dentro da empresa, mas uma atividade. Como hoje, na época a função também consistia em registrar as contas efetuadas, elaborar balanço e estatísticas.
6- Função administrativa – também hoje constitui uma atividade atribuída a todas as áreas da empresa, tem o caráter de coordenação das demais áreas. Fayol considerava essa atividade de integração da cúpula das demais funções.
Por que as empresas são consideradas sistema aberto
Essa afirmação é baseada na Administração Sistêmica, ou seja, a empresa ou organização é vista como um sistema onde tudo está relacionado a um objetivo em comum. Por exemplo, para o Corpo Humano funcionar plenamente, você precisa que todos os seus órgãos vitais estejam funcionando. Se você tiver um problema no seu fígado, isso será refletido no mau funcionamento do seu corpo.
Assim como o corpo humano, uma organização precisa ter todos os seus setores em pleno funcionamento e comunicação, para que ela possa atingir seus objetivos.
Missão
A missão