ponte estaiada octavio frias de oliveira
1. Introdução 2
2. Objetivos 2
3. Metodologia 2
4. Locação da Construção 3
5. Sistema Construtivo 5
5.1. Projeto básico 5
5.2. Projeto executivo 6
5.3. O mastro em “X” nasceu da necessidade estrutural e não arquitetônica 6
5.4. Fundação 7
5.5. Mastro 8
5.6. Apoio Extremo 13
5.7. Estais 13
5.8. Tabuleiro 14
5.9. Iluminação 16
6. Solicitação de Esforços 17
7. Materiais Empregados 18
8. Tempo de Execução e Tempo de Vida da Construção 19
9. Considerações Finais 19
Bibliografia 20
1. Introdução
Este trabalho tem como objeto de estudo o tema cabos ou tirantes, ponte estaiada ou atirantada é um tipo de ponte suspensa por cabos, constituída de um ou mais mastros que sustentam e suspendem o tabuleiro através de cabos. Moderna, é construída em locais onde o uso dos pilares não é aconselhável. É considerada a evolução da tradicional ponte pênsil.
As pontes são encontradas em quase todos os lugares, elas servem para ligar um ponto ao outro através de uma estrutura, seja ela qual for, de aço, concreto entre outros. É indicada para locais onde se necessita ligar vãos, normalmente acima de 200metros, onde se consegue associar o uso de suas estruturas (possibilitando características estéticas cada vez mais interessantes e elegantes) á construções menos dispendiosas.
A construção escolhida foi à ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira localizada na cidade de São Paulo. A ponte, que faz parte do Complexo Viário Real Parque, é um marco na arquitetura nacional, pois foi construída com um formato único no mundo: duas pistas estaiadas em curvas independentes de 60° que cruzam o rio Pinheiros formando um X e sustentadas por estais ligados a um único mastro.
2. Objetivos
A presente pesquisa tem como objetivo geral realizar um estudo sobre a ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira, assim como fazer um estudo do pré-dimensionamento dos elementos do tabuleiro, mastro e estais.
Como objetivo específico, pretende-se realizar a análise