PONTES estaiadas
Existem dois tipos básicos de pontes estaiadas: No tipo "harpa", os cabos correm paralelos, ou quase, a partir do mastro, de modo que a altura de fixação do cabo ao mastro é proporcional à distância entre o mastro e o ponto de fixação deste cabo ao tabuleiro. No tipo "leque", os cabos conectam-se ou passam pelo topodo mastro.
*
* Diferenças entre pontes suspensas
Ponte estaiada, tipo "leque" aonde os cabos conectam-se ou passam pelo topo do mastro.
Ponte estaiada, tipo "harpa" aonde os cabos correm paralelos, ou quase, a partir do mastro, de modo que a altura de fixaççao do cabo ao mastro é proporcional da distância entre o mastro e o ponto de fixação deste cabo ao tabuleiro
Ponte pênsil
Ponte pênsil ou ponte suspensa é um tipo de ponte sustentada por cabos ou tirantes de suspensão. As primeiras pontes suspensa modernas, com plataformas niveladas, são datadas dos século XIX, porém existem relatos desse modelo de ponte desde o século III. As pontes de suspensão simples, que são utilizadas por pedestres ou por rebanhos animais, são construídas de acordo com as antigas pontes de corda Incas.
Sua sucessora são as pontes estaiadas.
Ponte Octávio Frias de Oliveira, na cidade de São Paulo que atravessa o Rio Pinheiros.
Ponte Vasco da Gama, Sacavém, Lisboa,Portugal
PONTE ESTAIADA OCTAVIO FRIAS DE OLIVEIRA
FMU- Faculdades Metropolitanas Unidas
São Paulo
2012
Introdução
As obras de engenharia cada dia mais veem surpreendendo a todos com suas estruturas que contêm inúmeros detalhes que fazem com que a mesma deixe a cidade mais elegante.Este trabalho vai tratar de uma das mais belas e detalhadas obra de São Paulo, que veio a ajudar no trânsito da cidade, e ainda se tornar o cartão-postal, a Ponte Estaiada Frias de Oliveira.
Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira: Um marcona engenharia nacional
Tudo começou com a proposta de construção de duas pontes estaiadas retas e apoiadas em dois mastros,