ARQUITETURA E URBANISMO-EGITO
Como surgiu o Egito?
O Egito surgiu a partir de aldeias de camponeses que se espalharam ao longo do rio Nilo. Cada aldeia tinha seu chefe e como resultado de disputas por terras, surgiram os "nomos"(conjunto de aldeias) que era governado pelos nomarcas (nome que se dava aos chefes dos nomos).
Por volta do ano 3.200 a.C o rei Menés do Alto
Egito conquistou o Baixo Egito e unificou os dois reinos formando assim o Egito e surgindo o primeiro faraó. Algumas cidades ainda permanecem com os mesmos nomes atualmente. Um dos antigos nomes egípcios para o país era KEMET ou "terra negra" em função do solo fértil negro depositado pelas águas do
Nilo, diferente da terra vermelha do deserto .
Nos tempos antigos, Alexandria foi uma das cidades mais importantes do mundo. Permaneceu a capital do
Egito durante 1000 anos até a com – quista muçulmana no Egito, quando a capital passou a ser Futsat (que foi depois incorporada no Cairo).
O Antigo Império é o mais longo e mais importante período da civilização egípcia, durou quase mil anos
(3200 a.C. - 2052 a.C.), nele foram criadas as primeiras leis civis e religiosas, sua identidade artística e a escrita hieroglífica.
A primeira metade do império é marcada pelo isolamento do Egito em relação aos outros povos, o que contribuiu para a sedimentação de sua cultura.
A pratica religiosa era muito valorizada na sociedade. Os egípcios eram politeístas (não acreditavam apenas em um deus) e para eles os seus superiores tinham poderes acima da capacidade humana. Demonstram nas suas manifestações artísticas uma profunda religiosidade, dando um caráter monumental aos templos e às construções mortuárias, notabilizando-se entre elas as pirâmides. A primeira pirâmide, "pirâmide de degraus", foi construída pelo arquiteto
Imhotep, como tumba de
Djoser, fundador da
III disnatia, em Saqqarah.
Sua idade? Acredita-se
2.700 a.C.
Pirâmide de Djoser
ASPECTOS ARQUITETÔNICOS
A Cidade de