Arte Fen Cia 2015
KASSANDRA SOARES DOS SANTOS
ARTE FENÍCIA
SINOP/MT
2015-1
FASIPE
1º SEMESTRE NOTURNO- ARQUITETURA E URBANISMO
KASSANDRA SOARES DOS SANTOS
ARTE FENÍCIA
Trabalho apresentado em exigência da disciplina Estética da Historia da Arte, do 1º semestre noturno do curso da Arquitetura e Urbanismo da Fasipe, como requisito parcial de nota.Sob a orientação do ProfºKLAUS Neitzke.
Introdução
Este trabalho tem como objetivo explanar sobre a história da arte fenícia, civilização oriental localizada em uma estreita faixa litorânea do Mediterrâneo, tendo apenas 40 Km de largura, onde, atualmente, situa-se o Líbano e parte da Síria, situando-o em seu período histórico, o qual é explicado na tentativa de compreensão das obras da época. Foca-se neste contexto, na obra da História dos Fenícios, religião fenícia, cultura, comércio marítimo, cidades mais importantes, portos e colônias, história antiga, comércio no Mar Mediterrâneo, Cartago e sua arquitetura.
Os Fenícios
Fenícia Latim poenus. Os fenícios se movimentaram em várias regiões onde o mundo antigo se encontrava mais desenvolvido, sobretudo exercendo atividades comerciais. Uma das mais célebres colônias fenícias foi Cartago, cujo sítio arqueológico se situa na atual Tunísia. Esta cidade-estado manteve durante longa data inúmeras batalhas com o império romano, que ficaram conhecidas como as guerras púnicas. Os fenícios deixaram sua herança cultural bem assinalada na região que hoje constitui o Líbano.
Devido a sua localização pouco propícia á agricultura - O relevo fenício era montanhoso e árido - e muito próxima do mar Mediterrâneo, os fenícios desenvolveram sua civilização em função do comércio marítimo, atividade em que foram os grandes mestres da antiguidade.
Não por acaso o regime político era uma talassocracia, que atribuía o poder aos homens ligados ao mar. Graças ás suas grandes habilidades como navegadores, entre os